manhã cedo de quem dormiu sossegada no largo da achada

por estas palavras desajeitadas trago a boa nova da ternura, da humanidade, da delícia serena de dormir numa ondulação poisada de crianças e gente ainda-sempre criança.

o largo da achada adormeceu ontem e vai acordando hoje banhado de tonalidades indescritíveis, de afectos, de confiança e de liberdade.

a vizinha juliana recolhe a dormir deixando o fio ligado a sua casa para podermos ter projector.a mãe da carolina entregou-nos a chave do restaurante para os xixis nocturnos, o pai do harogui deixou-o ontem com o lyncoln até quando fosse que o encontro terminasse, o tomás da creche não parou de correr em círculos em volta do chafariz enquanto a mana maria se enrolava nas mantas de roupão cor de rosa e fita no cabelo. a melany prima do manosh nem espera pelo filme para se enfiar sorridente no saco azul fofinho e o manish, com aqueles olhos tão grandes e quase pretos de uma beleza espantante, põe-se todo tapado a olhar para o céu a contar estrelas enquanto espera a lua. ainda há bocado quando acordou veio caminhando para mim em passo de dragão-alguma-coisa-que-eu-não-consigo-perceber e abraçou-me com um bom dia que não me desaparece do peito. aquela dorme de urso, cabelo preto brilhante, pernas finas. a ana só adormece já de madrugada quando a noite azul escura já se deixa colorir daquele azul profundo que ainda não é claro mas já é longo e sem fim. a rita começou namoro com o miguel por detrás das escadinhas em risotas e segredinhos e corridinhas da vera e da sónia e acaba adormecendo em bando num plano tão inclinado que já há pernas e braços no buraco da árvore.

a polícia passou durante a noite enquanto o filme do alex se alargava na parede do prédio cortado ao meio. passou de tão bom humor que me pareceu, ou que iam fazer um strip tease com músculos brilhantes e cuecas fio dental, ou que iam buscar o pijama e juntar-se ao lyncon vestido de onça-leopardo ou ao mário de calças fininhas azul cueca com bonecos, orgulhoso dos dentes novos. guardo a expressão do max empoleirado na janela da casa da achada a tirar uma foto a um dos policias encostado ao muro mesmo por debaixo dele.

a amália, a graça e o álvaro enrolam-se no édredon da susana comovidos com o documentário e com a vivência que vibra na noite. a noite está tão fresca que  quase está fria mas jantámos bem, e estamos preenchidos de conforto e de aventura.

a professora elda e a professora inês diluem-se por entre os pais que também se aninharam no mapa de mantas coloridas, mantendo aquele olho de mocho, sem dormir-dormindo. a joana o bicho onça e a adriana, com uns óculos-venda daqueles de dormir nos aviões com dois olhos quase tão grandes como os dela desenhados no pano, intervalam tempos de estar acordados porque há sempre revoadas de animação cruzando a noite.

a manhã traz as vozes dos pássaros mas só quando às 6 se apagam finalmente as luzes do largo começam a chegar os vôos em bandos. lá ao fundo as andorinhas, ajuntando-se, brincando, espalhando-se em pontos na luz violeta, cá mais em vôo rasante qual bombardeiros, pulverizando poeira no bater ruidoso das asas, os pombos-ratos. agora já fizeram 13 esvoaçadelas em grupo pesado de um lado ao outro do largo, deve ser uma ginástica diária.

jesus está deitado a meu lado respirando fundo, ainda dorme em sossego. o pedro levanta-se e deixa-se ficar a contemplar as ondas suaves dos corpos adormecidos por entre mantas e sacos cama. daqui a pouco já lançamos o livro criado com as aventuras no 9_9A.

passa a milú já de saco plástico, quer beijos. diz que não vem ao lanche na quinta feira porque tem medo do beco da amendoeira mas que daqui a pouco já passa mais um pouco à nossa beira.

nem é lisboa que acorda, é este fole enrugado e medieval que um  dia abriu a clareira onde agora mora o chafariz sem água e acabou por cortar ao meio a casa de 3 andares e escadas de tiro onde agora moram plantas e pinturas e sonhos…a casa-buraco que dormiu connosco e que acorda também agora feliz com a companhia.

bom dia, obrigada e continuemos o festival!

sofia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: