são 6 da manhã,vou sair para a “ajudada” em portalegre

lisboa ainda está cor de rosa. o pavão primo do chico ali da cruz dos poiais passeia-se aqui na rua e grita os seus gritos de pavão por entre os chilreios das andorinhas e os grunhos dos pombos. passou agora uma carrinha ali na calçada da estrela, os carros ainda dormem ou já querem dormir. os copos de plásticos que enchem as ruas durante os santos populares devem estar por aí a criar montanhas translúcidas pelas escadinhas da bica, becos de alfama, ruelas da mouraria, recantos aqui da madragoa.

a cidade parece possível. o sol ainda só passa de soslaio nas antenas dos telhados e os vôos dos pássaros trazem-me uma visão de abraço suave. a ajudada começou ontem e vai até amanhã, são centenas de pessoas que se ajuntam para conversar, oferecer alguma coisa que praticam nas suas vidas quotidianas e estar juntas um bocado. com certeza haverão muitas expectativas do que poderá sair deste encontro gigante. neste momento o que me move é estar perto de quem não desiste de atravessar a tristeza do desmembramento humano e desta opressão mundial que teima em nos encher de medo e de falta de confiança em existir.

na grécia fechou a televisão pública, em são paulo, brasil, a polícia tem ordem para bater em quem se ajuntar seja de que forma for. aqui cada dia encontro a dormir na rua alguém que ontem tinha casa.

ainda há pouco, por enquanto o dia todo na rua nos decalcava a pele, tive um momento de olhar para os outros roteiros e sentir que o festival poderia ser só isso, estarmos assim transpirando a experiência que nos vai deformando. sinto que o que faço quando falo ou escrevo não é dizer alguma coisa, é abrir o tempo demorado de partilhar este corpo que atravessa.em cada particula do que vou sendo vibra a experiência de acontecer, de atravessar impossibilidades.

é isso que levo para a ajudada, um abraço

sofia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: