Variações sobre o corpo entre o terreiro e a praça

A Luz um dia me disse que o Convento de Mafra cabe inteirinho na Praça do Comercio. Também me disse que alguns anos atrás a praça era usada como parque de estacionamento. Quantos carros cabem na praça? Quantas pessoas, quantos corpos? Quantos corpos cabem em mim no tempo de uma travessia? Quantas nuvens cabem no céu que abre aí por cima?

A chegada na praça é sempre um momento curioso para o corpo. Como se chegando neste espaço que abre o corpo procurasse as suas medidas, esticando e encolhendo na busca do tamanho melhor para se relacionar com o lugar.

Como expressar um corpo que atravessa e é atravessado?

Na tentativa de perceber as variações do corpo, do tempo e do espaço no movimento de caminhar, seguimos em pulsação coletiva entre aproximações e distancias. O movimento guia é o caminhar em conexão coletiva.  Manter um corpo disponível para estar presente em cada variação de cada micro passo dos pés. Variações do corpo entre o terreiro e a praça. O corpo transita, atravessa e é atravessado.

Jovens, crianças, velhos, turistas, ambulantes, pombos, rio, vento, sol, chuva, línguas estrangeiras, amores, encontros e desencontros, linhas diretivas, diagonais, curvas. A pulsação se faz nesse transito, e o coletivo  mancha ainda mais o espaço praça.

Corpos estáveis nas suas variações do caminhar, equilibrados pela instabilidade do espaço que por baixo dos nossos pés corre água. Corpos disponíveis moldam o caminhar a partir do que se vê, sente e escuta.

Um corpo que deseja caminhar com confiança. Onde seu guia se tornaria não mais seus sentidos, mas o vento.

Valentina e Thiane

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: