Rua dos Fanqueiros

Rua dos Fanqueiros. A rua démodé do pronto-a-vestir com casacos de boa fazenda da Covilhã, samarras pesadas com gola de pelo, slips para homem, vestidos de noivas que nunca casaram, enxovais de atoalhados que duram uma vida ou lãs, fitas e fitilhos para mãos de fada.

Esta é a Rua dos Fanqueiros que moribunda luta agora contra a renovação da baixa pombalina que ignora a sua identidade de cenários de lojas suspensas num outro tempo ou simplesmente abandonadas, de artífices sujos de trabalho e lojistas aprumados com elegância e em sentido para receber os clientes, figurinos e montras de artigos que, de tão retro, passaram a estar na moda.

“Rua dos Fanqueiros” é um projeto de fotografia que quer preservar a imagem deste tempo-espaço lojas na decoração dos seus interiores, painéis de fachadas, nos seus personagens e montras cheias de referencias do passado.

Hoje a Baixa Pombalina capitaliza em estrangeiros e vende quarteirões inteiros para reconstrução de hotéis de charme. É a morte anunciada dum espaço e de um tempo que é preciso preservar ou perder-se-á para sempre em registos de turistas por detrás dum sorriso.

Regina de Morais

Armazens _Ramos_ Lojista_Cliente Armazens_Ramos_Lencos Artimoda_Lojista Drogaria_Oriental_Montra_Barba Drogaria_Oriental_Montra_Toucas loja extinta Manequim Mundo_dos Fatos_Corredor Mundo_dos_Fatos_Montra Nova_Lisboa_Abandonada Sapateiro

Sapateiro_Leitor_Cassetes Sr_Ramos_Montra_Combinacoes

 

One comment

  1. tenho também estado a acompanhar bem de perto estas alterações impostas e complicadas mas não posso concordar com a “preservação” como forma de nos relacionarmos com o que vamos encontrando. à sombra da “preservação”já muita asneira foi legitimada.
    penso que é urgente acompanharmos cada momento de quem vamos sendo e de como o mundo que criamos e nos cria a nós se transforma. penso que teremos que apurar muito rigorosamente formas críticas e ágeis de reflexão-acção perante a manipulação insensivel das formas de vida. acompanhar talvez seja,então, nalguns casos preservar…
    sofia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: