Carta de Evoramonte

Evoramonte, um dia de Maio de 2013

Queridos convidados:

Sim, convidados, porque é disso que se trata…   um convite!

Convite que se vai alargando a um número cada vez maior de pessoas.

Um convite para estarmos juntos sem fazer nada de especial, deixando-nos levar pelo que vai acontecendo, pelo que se vai escutando, pelo detalhe, pela fragilidade… Convido-os para ir sendo connosco, sem expectativas, mas com muita curiosidade, pelo menos da nossa parte… O brilho no olho perante o desconhecido, perante algo que não entendemos e que já nem nos esforçamos por entender, que já não perguntamos, só ser e ver e escutar e cheirar e saborear e tocar.

Tudo começou por um convite a um grupo de artistas (Eddie Cevas, Marta Pessoa, Mumtazz, Rita Palma e Sérgio Ramos) que como eu se interessam pela atmosfera quotidiana. O dia-a-dia de agora, mas também os ecos de um dia-a-dia que já foi.

Incluí no convite, um grupo de mulheres corajosas e sobretudo muito generosas, que já me tinham acompanhado, sem pestanejar, o ano passado: Adélia, Bia, Isabel, Lena, Lúcia, Mina, Olga, São, e sem estarem estando sempre, Eglantina, Maximina, Marieta e Rita.

E lá vamos praticando essa coisa de estar juntos sem fazer nada de especial.

À espera que a roupa seque! diria eu.

Um dia, passo de carro no castelo e vejo um estendal lindo de lençóis brancos. Dá-lhes uma brisa e vejo por trás, ao longo da muralha, uma série de assentos: bancos de carro, sofás velhos, mochos, bancos de cozinha, latas viradas e… pessoas sentadas à espera.

À espera que a roupa seque, pensei eu. Quis lá voltar, a pé, para esperar também que a roupa seque, sem tempo certo, quanto tempo dura o tempo em que te esqueces do tempo? Mas passaram-se dias, meses, anos e quando me mudei para cá em 2009 e procurei o estendal, já lá não estava! Que pena!

Fui tOCADA por um estendal!

E agora convido outros e outras a deixarem-se tocar.

‘Bora lá experimentar!

Obrigada e espero que aproveitem esta horita sem nada para fazer. Há coisa melhor?

Um abraço

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: