Carta de Lisboa IV

Entre ontem e hoje têm sido muitas as notícias em que os meios de comunicação têm destacado as situações de pobreza e de carência sócio-económica. As notícias apontam para um número cada vez maior de pessoas a viver na rua. Ontem um dos jornais noticiava que dormem nas ruas de Lisboa cerca de 2000 pessoas. Também o Observatório de Luta Contra a Pobreza denuncia as situações de pobreza que se vivem na capital: há uma grande quantidade de pessoas a viver muito abaixo do limiar da pobreza (limiar do rendimento abaixo do qual se considera que uma família se encontra em risco de pobreza). Em Portugal o limiar de pobreza é de 5040 euros anuais, ou seja 420 euros a 12 meses ou 320 a 14 meses. São valores que não consigo compreender… se alguém me conseguir explicar como é que se vive actualmente com 320 euros por mês ou ainda menos….

Estas situações aumentam todos os dias, a cada hora, a cada minuto. E que medidas se pensam: a abertura de cantinas sociais ou de hotéis sociais! Não é disto que as pessoas precisam. Não é disto que precisamos. Não é de caridade que temos de falar. Temos de falar de direitos fundamentais. Temos de falar do direito a ter uma casa. Temos de falar do direito a ter um sistema de saúde a que todos possam ter acesso. Temos de falar de uma educação para todos. Temos de falar de trabalho. É disso que temos de falar. Atirar areia para os olhos com medidas que remedeiam não é solução. Num estudo publicado por estes dias pode ler-se que o “exercício da solidariedade” retornou “à assistência – alimentar e outra – dos séculos passados”, considerando que se têm “banalizado” práticas “há muito criticadas” por serem “demasiado humilhantes”.

Fico zangada, muito zangada quando oiço, leio, vejo atitudes miseráveis ao meu redor. E fico ainda mais zangada quando me tentam atirar areia para os olhos… Estas são situações muito concretas e visíveis. Estão diante dos olhos de todos…mas podemos, simplesmente, fechar os olhos…ou pior, não querer ver!

Ana

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: