a dona maria do largo da achada volta a atacar

vamos nós a passar e olha lá quem se põe à janela com seus deditos inconfundíveis a assomar em volta das meias portadas de madeira? pois a dona maria!
tinha-se zangado aqui há uns tempos porque um grupo de artistas cheios de ideias tinham querido fazer uma dança lá em casa e desde então fechou-nos a porta a todos, mesmo a quem não queria nada fazer danças na casa dela… nunca mais cantou nem nunca mais se alongou com estes encadeados de pensamentos críticos e azedos que hoje voltou a trazer ao mundo.
eu já tinha saudades, a sua forma pessimista e aguda de falar é incrivel e absurda. e a graça que ela tem! quem a ouve a descrever um peixe que agora cozinham na santa casa, que ninguém sabe o nome e que chega numa papa que nem os gatos querem, só os pombos que não recusam nada é que se atrevem a comer…e a fantástica mistura entre as novelas da televisão e os ires e vires da vizinhança? e que a outra é que podia ter dado a terra do quintal ali para o 9-9A que se fartou de deitar terra em sacos para fazer um jardim sem terra…não sei que raio de jardim é esse mas dizem que está bem bonito, e eu aqui em casa que não posso sair…então e ó dona maria, ainda tem o mesmo banquinho aí desse lado da sua salinha?ai tenho pois, se não estivesse em cima dele não chegava aqui a ver a rua e a pendurar a minha roupa. o pior é que às vezes falha-me o pé, que eu já não vejo nada….bom, verdade seja dita que já o ano passado não via nada, e até a encontro com muito boa cara!então e você está a dançar aí o quê?
é uma dança da fundada! e elas ao centro…
ai não me diga! a minha família é toda da fundada….quer-se dizer, toda não,só os que eu não conheço que eu nunca lá fui.
a conversa continua, fala a grande velocidade.já só oiço a música e o riso trocista.
gostei de vos ver mas não me venham cá chatear.
não vamos não, não se apoquente.
não vamos animar nem chatear…são encontros à medida de cada dia.
sofia

Leave a Reply

