Carta 1 São Paulo 13 de Maio

 

AQUI SOMOS PRETOS, PRETOS-VELHO, ÍNDIO, POBRE, ZONA SUL, ZONA LESTE, ZONA NORTE, ZONA OESTE, CENTRO-LUZ, SOMOS ZUMBI, SOMOS QUILOMBOLA-PERIAFRICANIA!!

Já não chove há muitos dias. A cidade cinzenta passa a ser vivida pelo esforço de um respiro. Pelo exercício da sobrevivência. Pelas epidemias virais. Pelo cansaço e esgotamento do corpo. Os dias de sol e céu azul confundem-se com a massa cinzenta que recobre a cidade de São Paulo. O cinza pesado, denso, que acoberta o céu, também atravessa os corpos dos que aqui vivem. Uma densidade que puxa pra baixo, que retrai a face, que curva a espinha dorsal, que desarticula a lombar. Trabalhadores, pedreiros, porteiros, faxineiras, balconistas, estudantes, motoristas, professores, prostitutas. Três a quatro horas no trânsito, seis conduções por dia, 30 quilômetros de percurso periferia-centro-periferia.

Hoje é dia 13 de maio e nas escolas inventam comemorações bizarras sobre o dia da abolição da escravatura. Nas ruas, mais um morto: suspeito de cor padrão. A polícia mata – capitães do mato contemporâneo – ‘polícia não tem cor, tem farda.’ Nas ruas, vê-se bem que aqui, pobreza tem cor: excesso de melanina, trabalho braçal, corpóreo, duro, rijo. São Paulo africanias, portugal, periferias, quilombolas viva. Esquentam os tambores, dançam nos terreiros, hoje é dia dos Preto Velho!! De palmares resta o nome e algo fundo na pele deste Corpo. ZUMBI SOMOS NÓIS!

“Não tenha medo em dizer que tu é preto / Não tenha espanto em dizer que tu é branco / Não seja omisso em dizer que tu é índio / Nos toca-discos corre sangue nordestino / “Antigamente quilombos, hoje periferia / O esquadrão zumbizando as origens, “z’africania” / Somos filhos de uma terra sagrada / Qualquer periferia, qualquer quebrada é um pedaço d’África”

https://www.youtube.com/watch?v=y__MJJifvFA

 

foto: intervenção do grupo Frente 3 de Fevereiro na ocupação Prestes Maia (grupo de pesquisa e intervenção artística acerca do racismo na sociedade brasileira www.frente3defevereiro.com.br

Mariana Marcassa

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: