lisboa hoje

A lisboa de hoje se infiltra pelos canos, pelas teias de aranha, pelas ervas nas calçadas, pela ocupação do ar nas casas vazias. Vejo que tentam segurar algo vintage de uma lisboa neoclássica, que inevitavelmente se desboroa alegremente dando susceção aquilo que querem calar. lisboa, já não é menina, nem moça, é o que vai sendo, daquilo que vejo que vai vivendo, e não naquilo que reivindicam como a cidade que não é. Até podemos tirar fotos e dizer que passámos por lisboa, mas a foto vai parecer cenário, lisboa, lisboa, quem te amaldiçoa. Não é o make up que lhe colocam, nem a imposição da vanguarda da arquitetura, que travam o tejo, o nascer da manhã, não vão ser as placas, os nomes que fazem emergir, nem as estátuas de mortos que tirarão a glória da vida que aparece ao lado, e nos assusta num cu-cu, estou aqui, latejante.

Nesta lisboa, de agora, há pessoas que organizaram suas vidas num ímpeto de estarem a fazer o que gostam. Criar o seu espaço, outras possibilidades, vender as coisas que trocam, habitar lugares que ninguém zelava por eles. Essas pessoas, e outros seres já lá estavam a criar suas vidas e a vida desta lisboa, e não daquela que torna-se moribunda e persiste em fingir que existe. Escutar e permitir que essas formas de vida que se veem criando se ampliem ou sigam o seu caminho, dá muito trabalho. Tem-se tentado de boa vontade solucionar e resolver os ditos problemas, encaixando em métodos e modelos de outras cidades, nas quais imprimiram vontades que não eram as que já lá se criavam, sem permitir que a voz do espaço fale por si, pois não há que resolver a vida, ela se resolve.
Respeitar essa lisboa que vai sendo, com cada ser que faz e vai sendo lisboa, sem disfarces, fecho de oportunidades, medo de um caos, que não assiste aos vivos mas àqueles que por verem-se apartados da vida, matam o acontecer, que vai insistir em ser, sempre.

pedro

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: