Querida Lisboa

Querida Lisboa,

Já não te conheço.

Há 2 anos que não saio de casa. Não tenho um ar muito poético para dizer coisas bonitas mas conheço bem a Dona Alice das cebola e dos alhos da Praça da Ribeira. trabalhei na 24 de Julho 26 anos e todos os dias ia à praça comprar o que precisava. À hora do almoço voltava lá para o cafezinho no cacau da ribeira.

O que sei de Lisboa hoje é que só pensam em fazer casas bonitas para gente rica e têm os velhos todos a morrer de fome.

Vou sabendo notícias da rua pelos meus amigos. Sei que a senhora dos ovos que vai ali à Dona Irene e ao Sr. Manel do 13 de São Paulo também conhece a Dona Isabel da taberna na Cruz dos Poiais. Sei disso pelas histórias que me contam aqui em casa cada semana, são como se fossem meus filhos.

Na última porta do Mercado, já junto ao jardim havia no meu tempo um fressureiro que vendia miudezas, era um talho de miudezas e o senhor era muito simpático. Ainda aí está?

E o edifício da fábrica Licoque que ardeu, já está construído? e o restaurante O Lagarto, ainda existe?

Na altura em que estava na fábrica acharam que eu tinha aptidão para trabalhar com folha e eu trabalhava, e soldava e tudo. Não fiz cursos nenhuns mas tinha uma carteira profissional a dizer “operadora de primeira de cunhos e cortantes”. Agora as pessoas têm o 10º ano e não têm carteira nenhuma.

E aqui para os meus lados? na rua do Benformoso ao pé do café do Sr. João, ao lado do Talho, havia um becozinho com um forno de bolos que era uma delícia. Ainda existe?

Olha, querida Lisboa, o que eu gostava muito era que o meu filho me viesse ver. Mora lá para cima para a Penha de França, e nunca mais o vi.

Querida Lisboa, vou descansar um bocadinho agora, eles trouxeram-me um bolinho macio, vou provar e deixar-me dormir. Já oiço os pássaros, vem aí a primavera.

Um abraço,

A tua

Piedade

Leave a Reply

