coroação da vida

ontem na rota comecei a dar a fanzine à arminda dos bordados na mouraria, continuei pela barros de queirós, rua dos fanqueiros, paços do concelho,  travessa do cotovelo, mercado…

beijo na delmira, na bela que fazia contas, cheia de crianças pequeninas que visitavam num cantinho de bibe vermelho o mercado, junto às flores.

amiga da clementina, senhor dos ovos, senhor que quer uma fanzine também, beijos na alice dos alhos, na rosa dos tremoços, e na amiga elisa, a fátima estava a atender clientes, a alice amiga da jesus estava à espera da jesus que fazia uma listas de pessoas que queriam comprar uma palma de flores para um conhecido do mercado que morrera. o senhor vergílio sorriu contente,

a alice dos alhos exuberante em ouvir vida de um texto que li, a rosa dava azeitonas para nós, o lyn tirava fotos e a margarida e eu coroávamos a alice com alhos, pesávamo-nos na balança das cebolas, a alice punha os meus óculos escuros e cantava o ranchinho da madeira, dedicando uma quadra ao momento. a elisa fez um recado para a próxima fanzine, a alice e a rosa desenharam flores.

o sr. manuel e a d.irene mandaram beijihos, e a irene escreveu no meu caderno para a “sofia minha amiga as rápidas melhoras irene”, encontrei a alda perdida e fomos juntos para a calçada da bica grande, subimos, a meio entraram alguns num pátio, entrei a meio, voltei para trás, a margarida disse que era para estarmos ao 12h30 na tv. dos inglesinhos e eu pus-me na alheta… lá fui subi a bica, rua da rosa, e lá cheguei, sentei-me e cigarrinho, chegaram e a ana bruno trouxe um bolo de rainha quentinho farto de sementes como eu adoro, cantámos os parabéns com a luz a dirigir várias versões, haviam azeitonas e tremoços que a rosa quis dar à ana, lá fomos subimos até ao hospital dos inglesinhos, demos uma fanzine ao segurança, seguimos para o miradouro de são pedro. comemos bolachas feitas por uma amiga da ana, olhei para a lisboa linda de hoje, fria e cheia de muco na cabeça, muita água que bebi. o sol estava lindo e alto, telefona a joana por causa da chave do cem ia dar a aula da ines… descemos o elevador da glória, e ao fundo estava a fernanda a aquecer castanhas, leva com uns beijinhos e eu vejo um abanador, e confundo sempre o dito “tapar o sol com a peneira” vejo sempre um abanador, risada, “tu não vives no campo, vivi mais no campo que tu!”… atravessamos a avenida opressora comi uma cochinha ali num sitio que o lyn gosta muito e a senhora encheu-me a garrafa com água de garrafa fechada, simpática… depois subimos o lavra, e fomos para o torel por umas escadinhas que não conhecia, entrámos no torel

fomos pela pena e foi uma descoberta de uma lisboa desconhecida, ou não lembrada. continuámos a descer e chegámos ao largo de são domingos, sol de monçambique… boa tarde, ao sr. carlos… martim moniz estava a andreia feliz feliz com a adri e o raul… calor soalheiro frio na brisa, confusão de cores forçadas a estar e um barulho da música, os panos que estão acima do dj  até são bonitos… deixei-os e fui até ao sr. joão no bemformoso, dei-lhe as fanzines, e pedi um chá de camomila… entra a ana e umas amigas bebem café, termino dou umas risadas com o joão e lá vou, …

saimos fanzinei mais um pouco, fomos pelo cais do sodré até a rua cruz dos poiais… isabelinha estava na rua a dar uma volta…. disse que o costa está cheio de saudades, e fizemos a rota com a isabelinha, parte.  combinámos estar entre as 14 e as 15 horas na próxima sexta, assim ela vai dizer ao costa… brincámos com os bonecos que a isabel tem no café, fizemos fotonovelas, anedotas, e apareceu música e dança mais uma vez, pum! lá fui eu para casa, entretanto lanchei com a margarida pensar pensar pensar… estar VIVO, LIVRE DE SER

pedro

Leave a Reply

