estamos entregues aos bichos!pobre mouraria, tantas ideias brilhantes se testam em ti!

vem aí mais um projecto para a Mouraria! desta vez com a intenção de gastar 130 mil euros em melhorar a vida das pessoas através das tecnologias de comunicação reatando a comunicação entre os vizinhos e por aí fora. o My Neighbourhood ( http://local.pt/projecto-my-neighbourhood-my-city-para-a-mouraria-apresentado-no-dia-26/) parte do princípio que “Os problemas e desafios com que os habitantes do bairro da Mouraria em Lisboa (onde se localiza o projecto piloto de Lisboa) não serão muito diferentes dos que encontra um habitante de Aalborg, de Birmingham, de Milão, as cidades directamente envolvidas neste projecto, ou de outro bairro de uma qualquer outra cidade Europeia” e acrescenta ainda que “…a atenção é centrada nas pessoas e nos seus problemas concretos, indo mais além no conceito de “Smart City”. Pretende-se atingir uma smarter city, ou ainda melhor, uma “Human Smart City”, em que o enfoque é dado à qualidade de vida dos cidadãos e aos seus problemas do dia a dia, sendo as potencialidades das tecnologias de informação e comunicação apenas instrumentais para se atingir esse fim.”

e assim lá teremos o circo montado no bairro da mouraria! para que as pessoas se encontrem o que é preciso é computadores.

não sei….dá-me ideia de que uma névoa empreendedora envernizou a mouraria e não deixa nada passar para o interior. como se alguém tivesse vindo cá a casa fazer-me uma sopinha para me acompanhar na doença e no dia seguinte tivesse montado uma organização de sopeiros que decidem o que é melhor para mim e para a minha casa sem que alguma vez mais me tenham posto a mão na testa ou dispendido uns minutos para conversar.

imagino que em breve as pessoas passem a perguntar se não há uma comidinha goumet vinda de algum restaurante chique como já faziam no El Gallinero em Madrid, acampamento cigano  como tantos outros ao longo da cañada real. é que a coisa torna-se tão superficial, tão para “parecer bem”, que tudo se distorce…

entretanto o mercado ali na praça da figueira vai ser vendido a uma multinacional. é isso! cada vez somos maiores e mais importantes e mais abstratos e mais distantes uns dos outros!

mas nem toda a gente se contamina por esta empreendedorismofobia! já na próxima quinta feira o pequeno mário e mais alguns amigos que logo se ajuntaram, vão brincar e crescer com o lyncoln, com ou sem ideias da “névoa empreendedora” a mouraria de gentes e lugares continua caminhando.

venham as human smart cities todas que as ervas continuarão a nascer por entre as pedras

.DSCF1177

sofia(é o pedro e a vanessa e na foto de entrada é o gabriel a fazer o desenho de uns matraquilhos que nos vai ensinar a construir)

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: