Quero ser do coro!

Ser ambiente e agir… Nas conversas de quinta e sexta feira a Filomena Molder trouxe a tragédia grega e de como o que a distingue das outras é a existência do coro. Segundo o que diz o meu caderninho (mas cuidado que ele pode não ser exacto, o melhor será ouvir o áudio quando ele estiver disponível no site do c.e.m) “A grande diferença na tragédia grega é o coro, que abre o abismo entre a vida e o que se está a observar – o coro não é ninguém (itálico meu), é uma energia contemplativa, compassiva e delirante. A tragédia é um desenvolvimento interno de um coro que começa a ver qualquer coisa até que alguns deles se separam… – actores

Isto é o que está nos apontamentos, mas a conjugação de forças que me recordo ter sentido enquanto a Filomena passava por esta parte foi de uma evidência de que estar lado a lado com o fluir da vida é que permite ser delirante e compassivo… deixar-se tocar… enquanto que observar no sentido de detectar é como ir à caça, mas sem perceber o movimento, a pulsação móvel das distâncias que o caçador faz com a presa… é ir à casa com cana de pesca, ou disfarçando uma armadilha com as folhas… é querer parar o movimento… reparo como é provável que quando observo não me deixe tocar… e reparo também que é porque observo que ajo… parece-me haver aqui uma derivação do próprio potencial de acção… talvez o mesmo que impede o actor enquanto age de se perceber no abismo da vida… mas pergunto-me: será possível uma acção não destacada? será possível uma acção que no seu fazer se deixe tocar pelo que acontece? uma acção sem autor pois aquele que vê demite-se de ver… desfaz os seus perímetros, desfaz as caixas escondidas onde cabe o urso desprevenido que fica enjaulado no seu percurso… apartado da vida como o caçador. Mas não será uma acção sem autor um contrasenso? Poderá o ambiente agir e a acção ser ambiente no mesmo movimento? Enquanto me inquietam estas questões apanho-me a achar que o que eu quero é ser do coro!

margarida

Leave a Reply

