continuando a caminhar

Hoje, em Atenas, estivemos em casa da Dona Piedade. Estivemos todos lá. Devíamos ser uns 70 ou 80, não sei…éramos muitos. Conseguimos entrar, caber e dar mais um abraço. Fomos caminhando pelas ruas estreitas. Escutámos algumas das conversas. O aumento das rendas veio logo à baila. Ficámos um pouco neste lugar. Sentimos a violência desta austeridade sistémica e estratégica. Afectar os mais desprotegidos, aqueles que não são considerados por serem pobres, por serem imigrantes, por serem mulheres, por serem idosos, por serem…por não terem aqueles documentos, por não…e afastá-los do visível que isso incomoda. As pessoas não são objectos que se mudam de um lado para o outro. Na altura de ficar naquele lugar, cheirámos o que se passava nas panelas de alguém que cozinhava ali ao lado. Cheirava bem e a dinâmica era-nos familiar.

Levámos aquele cheiro e continuámos a caminhar. Caminhámos. Caminhámos. Sentimos, olhámos e tocámos as particularidades de cada recanto. Fomos-nos detendo em cada uma delas. Não nos interessou muito como eram. Queríamos saber o que eram, o que tinham lá dentro. Interessaram-nos as acções, as ocupações, as lutas, os movimentos.

Depois de caminharmos mais um pouco, voltámos a casa da Dona Piedade que vive em Roma, em Madrid, em Atenas, em Barcelona. Foi no movimento que nos detivemos e não no lugar. O lugar era o mesmo, apesar de separado por muitos quilómetros. A dinâmica era a mesma. O modelo de transformação era o mesmo.

           um caminho a fazer com a Dona Piedade da Mouraria mas também com a Dona Piedade de Roma, de Madrid, de Atenas, de Barcelona…

Ana Estevens

One comment

  1. querida ana
    é muito emocionante ouvir-te aqui enquanto a manhã começa tão tranquila como se o mundo estivesse pulsando
    um abraço viajante
    sofia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: