Walking and talking close to de river

Continuamos mapeando o Cais do Sodré, agora perto do rio, agora um bocado mais para o interior. Revisitar lugares que já são outros. Talvez algumas novas rugas ou alguma parede que pintaram de amarelo ou o vendedor da esquina que teve que migrar para Alemanha. Antes de ontem nos encontramos nuno-lu-ibon pertinho do mercado, para falarmos e começarmos a nos (des)organizar enquanto grupo. Começar…

…vamos numa mini rota, passando pela estação de metro-comboio-barco-onibus-eletrico do Cais do Sodré. A primeira parada ali naquela entrada entre comboios verdes, pingo doce, com castanhas, fumo e autocarros a ruído de motor. Uma possibilidade de lugar a habitar nesse ano, um espaço mais concentrado – curto, redemoinho de gestos, dentro-fora – uma passagem fulgurante de linhas transversais feitas por pessoas. Depois seguimos pela rua do arsenal, passamos pela travessa do cotovelo, e paramos na Praça do Comércio que já mudou, que já escondeu a estátua do meio, que dizem as vozes que estão a tirar um musgo qualquer que gruda muitíssimo na estatua e faz com que a pedra se abra pelo meio. Não sabemos de certeza, olhamos e esperamos.

Ali colocamos um ponto de escuta e ficamos a ouvir os sons daquele espaço que parece tão grande para ser habitado pelos nossos corpos. Como foi possível dançar ali no ano passado? Ficou a pergunta. Como voltamos para esse espaço, como re-construimos as possilidades de lá estar a conversar com o vento, com nuno, com ibon, com lu, com luzes, com barcos, carros, turistas, ciganos, hachiche e coca?

Começar outra vez. Fiz-me pequena. Estou pequeno. A praça é grande. O gesto atravessa o corpo, o espaço….criação de fluxos, outros, novos e iguais.

Ainda não provamos com walkie talkie. Talvez esse corpo que aparece com a palavra seja mais possível. Talvez esse corpo seja o corpo que ali pode existir e dançar exercitando uma visibilidade que faz o jogo das distancias desde o jogo das palavras.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: