a clementina que tinha clementinas como o nome dela

esta rota de sexta começou no mercado, sentei-me entre a fátima e a jesus  e fui-me deixando passear pelas conversas, pelos cheiros do mercado, sentia já no corpo que ía ser um dia longo, que o tempo do nada estaria sempre pululando por entre a voracidade da curiosidade, os impulsos das saudades, das estranhezas de quem ainda se vê apanhado no “eu acho que”as loucuras que ganham força em constelação….quero ouvir o silêncio por entre a vibração tão selvagem do acontecer, apurar os meus ouvidos para o mais pequenino ou mais subtil sem que essa delicadeza me leve a romper, a rasgar a cada momento em que a intensidade ultrapassa o que me parecia possivel. está no ar a felicidade de saborear estar vivo e é muito impregnante essa presença viva, não tem como fazer que não está, não tem como passar a acenar cordialmente, são fios de afectos, afectos com gentes, com cores, com bichos, com luminosidades, com sabores, com sons, com subir e descer, são poemas de amor. de um amor que não é “por” é só amor.tão aberto, tão desfingido, tão frágil, tão denso, tão subtil, tão terrível, tão incontrolável.

a clementina morreu  esta semana, esteve uns dias no hospital e deixou logo de conhecer, de sorrir, passou uns dias num lar para ter os cuidados que em casa a companheira de 55 de trabalho no mercado não podia dar, não sorria mais. veio almoçar a casa um dia, com a sua camisola azul da cor dos olhos, lembrou-se de si própria, sorriu e morreu. diz que ía muito linda, vestida com uma blusinha branca muito mimosa, que ela nunca casou. não esqueço ela me contar de um amor que teve…tenho os olhos cheios de chuva enquanto lhe dou este beijo. como dou um beijo a tanta gente querida que desaparece dos abraços e das risadas mas continua a mexer as folhas das árvores e a fazer-se dança.

a filha do senhor manel do 13 de são paulo está muito grávida de uma carolina que aí vem.

continua a viagem pelas clementinas que brilham ao lado das laranjas e das maçãs.

sofia

Leave a Reply

