viagens

Há uma casa na rua de trás que foi vendida há pouco tempo e que tinha uma trepadeira. E entretanto uma nova família comprou a casa e vive lá. E a família dos vizinhos tem visitas que acabam de sair da casa deles. Estão a tirar uma fotografia todos juntos à porta da casa e a casa que foi comprada há pouco tempo é mesmo ao lado e também vai aparecer na fotografia, com a trepadeira. Essa casa é ainda vista como a casa dos antigos vizinhos, mas já tem donos novos, que a vêem como sua. Um dia destes estava o novo dono a podar a trepadera. Que a assumiu também como sua. Assumem a casa com toda a sua história. E incorporam parte dessa história neles próprios. E isto tudo para chegar às identidades culturais, de raízes, de pertença, nacionais mesmo. Numa cidade como Londres há imensas casas que têm imensos anos, portanto que já tiverem vários donos, várias histórias. E é comum, ao contrário do que se passa em Portugal, que se procura casa nova, mesmo que seja mais longe do centro, de se procurarem casas em 2a, 3a, 4a, … mão.

Será que isto dá a estas pessoas deste grupo social uma identidade comum e de pertença?

Comparando com todos os grandes projectos de alojamento ou realojamento, em que os bairros são criados do nada, sem qualquer história anterior, muitas vezes, pelo tipo de arquitectura dominante em cada época, mesmo idealizados como estéreis (mas férteis)?

Será que isto influencia a forma como as pessoas, vivendo nestes dois ambientes diferentes, depois vêm por exemplo a importância na participação cívica?

João Metelo

One comment

  1. sara jaleco

    sei não! as casas são pessoas também, como somos a nossa casa…hoje dia de desalojar e realojar. de manhã plantando alfaces e couves no meio da cidade. de tarde esvaziando sacos e enchendo sacos. partindo dum lugar chegando num lugar. entrando. corpopés chão cérebro. sara juntos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: