mario perniola e kristine hognerud træland no festival pedras13

“Estética Ambiental – obras e experiências extremas”, dia 3 de julho pelas 17h30 temos encontro no pequeno auditório da Culturgest, antes de virmos conversar com Boaventura Sousa Santos no Largo de São Domingos.

Mario Perniola é um filósofo italiano de renome internacional que sempre se interessou por expressões culturais alternativas e transgressivas. Atento e activo perante as deformações que vivemos na contemporaneidade propõe, em conjunto com Kristine Hognerud Træland uma reflexão que alia arte, ecologia e filosofia apresentando, numa primeira parte, trabalhos de “anarquitectura”, e, numa segunda fase do encontro, uma experimentação off the grid DIY levada a cabo na Noruega.
Sempre com o desejo de uma abertura à conversa participativa com os presentes nesta conferência deixamos alguns pontos para discussão que prometem aproximar esta intervenção da experiência de cada um de nós enquanto cidadãos de um mundo em transição:
-Anarquitectura é um neologismo criado nos anos 70 por um grupo de jovens artistas norte-americanos que se insurgiram contra o impulso construtivo de uma Arquitectura submissa à especulação imobiliária.Nesta Conferência serão apresentados os trabalhos do situacionista Asger Jorn (Giardino di Albisola), do canadiano Richard Greaves, e de outros “borderline”.
-As experiências off the grid, práticas de vida sustentável que propõem, por exemplo, uma não dependência do fornecimento de água, luz e gás, estão cada vez mis presentes em diversas comunidades e têm vindo a concretizar formas alternativas Do It Yourself (DIY) que viabilizam o suprimento desses bens essenciais.

Estética Ambiental – obras e experiências extremas está integrado na programação do Festival Pedras13, um acontecimento anual resultante do trabalho contínuo com pessoas e lugares da cidade de Lisboa.
O Pedras13 decorre de 2 a 6 de Julho entre o Intendente-Mouraria e o Mercado da Ribeira-Poiais de São Bento. Para aceder à programação (em processo aberto de Janeiro a junho) visite o blog pedras pedras13.wordpress.com.
O Pedras13 integra a programação do c.e.m-centro em movimento, estrutura de investigação artística financiada pela Dgartes/C.M.L
BIOS:
Mario Perniola (www.marioperniola.it)- Professor de Estética, fundador do centro “Linguagem e Pensamento” na Universidade de Roma-Tor Vergata (Itália),é director da revista “Agalma”.
Professor convidado em diversas Universidades e centros de investigação em França, Dinamarca, Japão, Canadá, EUA e Austrália é autor de diversos livros traduzidos em várias línguas.
Obras traduzidas para português: Do sentir, (Editorial Presença), Enigmas, (Bertrand Editora), A arte e a sua sombra (Assirio & Alvim), Contra a comunicação, (Teorema), O sex appeal do inorgânico, (Ariadne Editora), Estética do séc. XX (Editorial Estampa), Os situacionistas (Anna Blume), Pensando o Ritual. Sexualidade, Morte, Mundo (Studio Nobel).

Kristine Hognerud Træland, tem o Mestrado em Filosofia, é autora da tese “O papel da sensualidade estética na alienação ecológica ”Universidade de Bergen-Noruega. Vive na floresta.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 181 other followers

%d bloggers like this: